Relato: foi uma experiência de muito aproveito enriquecedora as crianças adoraram
Plano de aula
Disciplina: Português
Conteúdo :Histórias
Ano de ensino: 4º ano
Tema: Interpretando as HQs – Histórias em quadrinhos
Objetivo:
Elaborar história em quadrinho.
Material:
Gibis, folha, caderno, lápis de cor, lápis, borracha e cartolina.
Conhecimento prévio:
Conhecer o gibi e sua estrutura.
Atividade motivacional:
Converse com os alunos a respeito da estrutura das histórias em quadrinhos, o que as compõe, enfim, explore a ideia mostrando um gibi como exemplo.
Encaminhamento metodológico:
Pedir aos alunos, por meio de bilhete na agenda, que tragam gibis de casa. Leve para a classe um livro, um jornal, um folheto. Peça que os alunos levantem as características que os gibis apresentam, em comum, e no que se diferem dos demais gêneros.
Solicite a alguns alunos que leiam em voz alta uma pequena história de um dos gibis que trouxeram. Se possível, mostre a HQ no retroprojetor. Assim, facilita a caracterização da linguagem utilizada nos gibis.
Agora, é a vez de cada um criar sua história, para tanto devem elaborar individualmente uma tirinha de gibi. Essas tirinhas devem conter itens estudados anteriormente, como o balão, os personagens, etc.Ensine aos alunos como colar os quadrinhos em uma tira de papel.
Avaliação:
Após construir uma historinha em forma de quadrinhos, quando for avaliado o trabalho individual de cada aluno.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos acabam aprendendo mais de diversas fontes, ele nos traz beneficios extraordinários no que diz respeita a construção individual e coletiva do conhecimento, trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar uma informação.
Assinar:
Postagens (Atom)